segunda-feira, 8 de junho de 2015

FORMAÇÃO PELA ESCOLA- COMPETÊNCIAS BÁSICAS - CHAVE DE CORREÇÃO

FORMAÇÃO PELA ESCOLA- COMPETÊNCIAS BÁSICAS
               UNIDADE 1 - Políticas publicas na área social
Atividade 1
A) Procure as palavras abaixo em dicionários e reescreva os significados com suas palavras:
-Sociedade: Grupo de indivíduos que vive em comunidade, exercendo atividades comuns ou defendem interesses comuns.
_ Governo: é um regime político através do qual ocorre o domínio administrativo de um Estado e/ou Município.
Estado: é uma nação Politicamente organizada, na qual, o conjunto de poderes políticos se organizam. 

Ok

Atividade 2
A) Assinale com um X o (s) item(ns) relacionado(s) ao sentido da
expressão “políticas públicas”.
a. (x ) Atividades de um governo ao longo de seu mandato.
b. (  ) Promessas feitas em campanha eleitoral, mas que não
são cumpridas.
c. ( x) Medidas tomadas pela sociedade política para realizar
um projeto de sociedade.
d. (x ) Programas para solucionar problemas públicos.
e. (x ) Atos que o governo deixa de fazer.
f. ( x) Intenções que dirigem as ações de um governo.
g. (x ) Atendimentos às demandas  vindas da sociedade civil,
de grupos específicos.
h. (  ) Efeitos que as ações ou as não ações do governo provocam na sociedade.
i. (  ) Propostas feitas pelo Legislativo para atender aos anseios de seus eleitores.
j. ( x)Decisões de governo que influenciam a vida de um conjunto de cidadãos.



B) Na sua opinião, o Estado (na figura do governo) age de maneira imparcial, sem atender a interesses de grupos, de setores privados? Justifique sua resposta.
 Não, pois ao assumir o controle do Estado o governo deve desenvolver projetos que visem a melhoria de todos e representem o interesse de vários grupos da sociedade, a fim de organizá-la.

C) O Estado (na figura do governo), para atender ao bem co­mum, desenvolve políticas públicas sociais que têm diferen­tes funções. Assinale com (R) as consideradas redistributivas e (C) as compensatórias:
a. (C ) Programa Universidade para Todos – ProUni.
b. ( C) Cotas para ingresso nas universidades.
c. ( R) Imposto de Renda.
d. ( C) Programa Bolsa Família.
e.(R)Programa de Garantia de Renda Mínima, aprovado pelo Se­nado em 1991.

UNIDADE 2 – POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Atividade 3
Aponte as afirmativas que considera verdadeiras (V) e falsas (F), em relação à globalização e ao neoliberalismo.
Globalização
a. ( F ) Atinge a todos os países da mesma maneira.
b. ( V ) As informações chegam a todos com maior facilidade.
c. ( V) Alguns produtos que consumimos ou utilizamos são os mesmos no mundo todo.
d. ( F) A divisão entre países ricos e países pobres diminuiu.
e. ( F) Os costumes e os valores tornam-se os mesmos em qualquer parte do globo terrestre.
f. ( V) Os países estão cada vez mais interligados nos diferentes campos da vida.
g. ( F) Os trabalhadores têm aceitado a globalização de maneira positiva.
Neoliberalismo
a. ( F) Opõe-se às privatizações e à redução de gastos no campo dos serviços sociais.
b. ( F) Ideologia a favor da intervenção do Estado na condução da economia do país.
c. ( V) O mercado regula as relações entre os indivíduos.
d. ( V) Com a redução de gastos públicos e o aumento dos impostos, pretende-se promover o investimento privado, incentivando o crescimento da economia e a consequente diminuição do desemprego.

Atividade 4
A)    Procure na secretaria de educação do seu estado, do Distrito Federal ou do município o documento norteador da política educacional do órgão. Faça a leitura do documento, anote as prioridades definidas para a educação e as ações propostas e teça seus comentários. Observação: suas anotações nesta atividade serão muito úteis na realização da atividade final do módulo. Portanto, não as restrinja ao espaço aqui disponibilizado, que pode não ser suficiente. Escreva numa folha à parte e guarde-a para utilizar no momento preciso.
O Plano Municipal de Educação foi elaborado em consonância com a Lei nº 10.172 de 9 de janeiro de 2001, que aprovou o Plano Nacional de Educação; bem como respeitando o art. 3º da LDB/96. O mesmo apresenta diversas propriedades das quais destacamos: a necessidade premente de atendimento ao educar para a formação integral do ser humano; ter a educação como meio transformador de toda e qualquer gestão política-administrativa compromissada, e etc.
As ações nele apresentadas primam pela organização do sistema Municipal de Ensino, regulamentando os atos legais que envolvem a Secretaria Municipal de Educação, e visando a dinamização do Sistema de Ensino, a promoção de eventos culturais, e o fortalecimento da atuação dos Conselhos Escolares, assim como a elaboração de propostas pedagógicas com base nas diretrizes que regem a Educação Nacional para o norteamento das atividades desenvolvidas nas modalidades de ensino oferecidas pelo Município.


BVocê concorda com o pensamento neoliberal de que a escola esta mal administrada e que ela não prepara os alunos para o mercado de trabalho?

Não, pois sabemos que a escola não deve se limitar em apenas preparar alunos para o mercado de trabalho, e sim alunos que saibam pensar, raciocinar, refletir, propor soluções sobre problemas e questões atuais, trabalhar e cooperar uns com os outros. A escola hoje favorece a formação de cidadãos, atuantes, críticos, participativos, conscientes de seu papel nas mudanças sociais do mundo em que vivemos. Como também preparar o aluno para o convívio com outros humanos, ensinando-os a arte da tolerância, dos limites sociais, do direito, das regras sociais de convivência, do princípio da hierarquia. Contrariando o que diz os neoliberalistas a escola hoje é capaz de se organizar e se adequar aos novos tempos. Sua gestão procura acompanhar os novos métodos introduzidos na empresa privada, que têm funcionado muito bem.

C - A reforma educacional trouxe avanços, por exemplo, universalização do acesso ao ensino fundamental, queda nas taxas do analfabetismo e expansão do ensino médio. No entanto, há aspectos muito críticos dessa reforma que precisam ser revisto e equacionados, como é o caso da melhoria da qualidade nos serviços de educação, da realização completa da descentralização, da valorização dos professores e do aporte de um volume maior de recursos para a área da educação. Com base nas afirmativas acima, reflita e responda:
Qual o caminho para superar esses problemas?

Acredito que um dos caminhos para a superação desses problemas é que os governantes do nosso país passem a investir mais na educação, dando prioridade a mesma, compatibilizando o sistema educativo de acordo com as exigências do mercado e da globalização da economia. Outro aspecto relevante é a valorização os profissionais da educação desde o salário até a sua formação profissional, posto que, a formação geral da qualidade dos alunos depende da qualificação dos professores. Mas, sabemos que na prática, as políticas salariais, carreiras e formação dos profissionais do magistério são incompatíveis com as intenções declaradas, imperando outra lógica, a economicista. Como também atribuir a real importância da autonomia escolar e a descentralização de poder, pois sendo assim todos se envolvem e assumem um papel na construção da escola, fortalecem sua identidade profissional, e da escola, criando vínculos mais estreitos com a comunidade, participando das decisões, etc.


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